Pais procuram coordenadorias regionais para remanejar filhos de escolas em greve no RS

Marcadores:

No primeiro dia de atendimento normal das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) a pais e alunos que desejam transferência para escolas que não estão de greve foram registradas centenas de pedidos. A possibilidade de transferência foi anunciada na sexta-feira (20) pela Secretaria da Educação (Seduc), que criou comissões nas coordenadorias para agilizar a situação de alunos do 3º ano do ensino médio e do 9º ano do fundamental, os mais afetados pela greve do magistério, que começou no dia 5 de setembro.
"Apenas em Pelotas, foram feitas 13 solicitações, a maioria de alunos do 9º ano do fundamental. Em outros municípios da região, as transferências já vinham ocorrendo naturalmente e agora aumentaram", informou o coordenador da 5ª CRE, Carlos Humberto Marques Vieira.
Na 28ª CRE, onde 19 alunos fizeram a transferência, há comissões para auxiliar os pais nas centrais de matrícula de Viamão e Alvorada, que não precisam se deslocar até Gravataí, sede da coordenadoria. "Nosso papel é deixar os pais satisfeitos e proporcionar a melhor solução possível", comentou a coordenadora Marta Avila. A 12ª CRE, da região de Guaíba, teve 12 transferências de alunos prestes a se formar no ensino médio e uma de um estudante do último ano do fundamental.
Em Porto Alegre, a central de matrículas registrou seis transferências no 9º ano do ensino fundamental e outras sete no último ano do ensino médio. "Tem muita gente que nos procurou por telefone, verificou as vagas disponíveis e ficou de voltar para efetivar a transferência. Primeiro, querem falar com os filhos, ver qual escola preferem", informou a coordenadora da 1ª CRE, Maria Luiza Moraes.
Retomada das aulas
Quadro semelhante ocorre na 4ª CRE, da região de Caxias do Sul: muita procura por informações e algumas transferências, como em Nova Petrópolis, onde foram feitas quatro na manhã dessa segunda (23). A coordenadora Janice Moraes relata que uma escola que estava paralisada pela greve anunciou que, nesta quarta-feira, retomará as atividades e, além disso, vai receber alunos de outras escolas em greve. "Prefiro não informar ainda o nome da escola, pois foi só um acerto verbal. Mas já temos até pais de alunos em escolas em greve que nos procuraram para transferir os filhos para este estabelecimento de ensino que está retomando as aulas", revelou.
A 36ª CRE em Ijuí registrou ontem oito transferências de alunos do último ano do ensino médio. Em toda a região Norte, os números devem ser menores porque é onde a greve tem menos força.
Foco na qualidade de ensino
O diretor do Departamento de Recursos Humanos da Seduc, Adilson Antunes, ressalta que existe uma preparação para garantir a qualidade de ensino aos estudantes. "Quando um aluno é transferido de escola para outra, é natural que os professores que o recebem preparem um diagnóstico e o ajudem a recuperar conteúdos que eventualmente tenham sido trabalhados. Da mesma forma, quando um aluno se afasta por doença, no seu retorno às aulas a escola aplica o que chamamos de 'estudos complementares compensatórios de infrequência'", lembra. "Dessa forma, escola e professores cumprem o seu papel educativo, recuperando as aprendizagens não efetivadas por motivos de força maior, alheios às suas vontades", finaliza.

Texto: Renato Gava/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.