A Polícia Federal (PF) realiza, desde o início da manhã desta quarta-feira (30), uma operação contra aquela que é que considerada pela polícia a maior quadrilha brasileira de tráfico de animais silvestres. Batizada de Operação São Francisco, a ação ocorre após oito meses de investigações. Os trabalhos estão sendo realizados em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, no Paraná; Florianópolis, em Santa Catarina; e em São Paulo, Ribeirão Preto, Araraquara, Piracicaba, Campinas e Capivari, em São Paulo. Foram expedidos 32 mandados de prisão e 42 para busca e apreensão, que vão ser cumpridos em residências, empresas e repartições públicas.
Também foram decretados o seqüestro dos bens de uma empresa e de uma pessoa física e mandados de prisão e de busca e apreensão para cumprimento no exterior, com apoio da Interpol. Servidores públicos que ocupam cargos de fiscalização e repressão dos crimes investigados estão entre os envolvidos que tiveram as prisões decretadas.
De acordo com as investigações da PF, a quadrilha traficava, principalmente, aves da fauna brasileira, que eram vendidas no exterior por altos preços. Além disso, espécies da fauna de outros países eram importadas ilegalmente para venda no mercado clandestino.
Os animais que forem encontrados vivos em cativeiro vão ser apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e vão ser encaminhados para um centro de triagem de animais. Se houver viabilidade técnica, os animais que foram trazidos ilegalmente para o Brasil vão ser devolvidos para seus países de origem.
anN
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.