Uma ferramenta relativamente recente torna-se muito importante nas eleições 2010: o Twitter. Um dos sites de maior sucesso recentemente na internet pode ser decisivo nas campanhas políticas dos candidatos.
A “descoberta” desse recurso pode ser atribuída também ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (@BarackObama), que através da internet, conseguiu milhares de votos dos jovens nas eleições presidenciais norte-americanas de 2008 com a famosa campanha “Yes, we can!”
No Brasil, os eleitores podem analisar os candidatos, se informar sobre agenda e compromissos e até conversar com alguns deles. Basta encontrar seus perfis verdadeiros.
O site tem um sistema de verificação da autenticidade de perfis de pessoas famosas. A conta verificada é marcada com um selo e é totalmente confiável.
Os principais candidatos a presidente têm as suas contas verificadas e são bastante ativos no microblog. Dilma Rousseff do PT (@DilmaBR) fala bastante sobre a sua agenda e adota um perfil mais formal.
Já José Serra do PSDB (@joseserra_) mostra-se mais descontraído e, além de falar de seus compromissos, ainda faz comentários opinativos sobre alguns assuntos.
O candidato a vice-presidente Indio da Costa do DEM (@viceindio), companheiro de chapa de Serra, causou polêmica em seu Twitter, onde afirmou que o PT está ligado à guerrilha colombiana das Farc. Em julho, o deputado federal ainda foi multado por ter feito propaganda eleitoral antecipada em sua página: "A responsabilidade é enorme. Mas conto com seu apoio e com o seu voto. Serra presidente: O Brasil pode mais”.
jornale
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