Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro reúne gestores de 20 municípios

Marcadores:

Evento, que abriu as atividades de 2017 da RCD, leva informação a prefeitos, gestores e vereadores interessados em inovar
Representantes de20 municípios interessados em modernizar suas administrações participaram nesta quinta-feira (16), no SENAC de Jacarezinho, do I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho. O evento reuniu prefeitos, gestores e vereadores com objetivo de tratar de inovação, maior eficiência dos serviços públicos e desenvolvimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Em pauta no Fórum, modelos em andamento nos municípios, soluções de mercado, políticas públicas do Estado, conectividade no campo e informações sobre como melhorar setores como a Saúde e a comunicação com os munícipes. “Esse evento vem corroborar com o que vem acontecendo nesses últimos 30 anos e a cada dia com mais velocidade em termos de dinamização e modernização, comprovando a importância da tecnologia da informação nos municípios”, disse o presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e prefeito de Ribeirão Claro, Mário Augusto Pereira, durante a abertura.
O prefeito de Jacarezinho, Dr. Sergio Eduardo de Faria, também frisou a importância do evento para auxiliar os municípios da região. “Veio em boa hora. Jacarezinho é uma cidade polo da região, polo universitário, formadora de opinião, e não pode ficar na rabeira da tecnologia. E nós percebemos também a importância que seria para os outros municípios pelas dificuldades que eles têm. Todos são muito dependentes de Jacarezinho, sobretudo na área da Saúde, no comércio, na indústria. Eu acho que realmente sem implementarmos a área de tecnologia, informação e comunicação não chegaremos a lugar nenhum”, afirmou Faria, destacando o avanço e melhorias que o município teve ao informatizar o setor de Saúde do município.
Com o grande desafio do Estado focado no desenvolvimento regional, o coordenador de Ciência e Tecnologia do Paraná, professor Evandro Razzoto, ressaltou a importância de investimentos em tecnologia, que possibilita aplicação de inteligência na gestão pública, melhorarias nos processos, além de dar acesso às pessoas excluídas do mundo virtual. “Esse programa de Cidades digitais traz todas as pessoas ao diálogo, o setor público, privado e a sociedade de forma geral, com temas, cases importantes e soluções bem resolvidas, o que obviamente fomenta e melhora a relação”, observa Razzoto.
O Fórum de Cidades Digitais no Norte Pioneiro abriu as atividades de 2017 da RCD, que busca estimular o surgimento das cidades inteligentes pelo país por meio desta interação entre gestores. Na avaliação do diretor da RCD, José Marinho, cumpriu com o objetivo de levar informação, principalmente, aos pequenos municípios sobre como implantar projetos na área.
Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Bauru (SP) e Ribeirão Claro apresentaram iniciativas tecnológicas em áreas como informatização da Saúde, Georreferenciamento, Gestão Eletrônica de documentos e Segurança. Além dos modelos em andamento nas localidades, a comunicação digital para governos foi outro tema tratado no encontro desta quinta pelo coordenador de Comunicação Digital da Prefeitura de Londrina, Diego Cunha. O coordenador Estadual da área de Comunicação da EMATER, Nelson Harger, tratou de conectividade no campo e os impactos na economia.
O I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro teve o patrocínio máster da Printer do Brasil/Kyocera, ouro da Exati Tecnologia e bronze da Transcend e Nick Network. A iniciativa também foi apoiada pela Amunorpi, Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e União de Vereadores do Paraná (Uvepar).


0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.