Lucro líquido do Banrisul alcançou R$ 659,7 milhões em 2016

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O Banrisul registrou, no exercício de 2016, lucro líquido de R$ 659,7 milhões, alcançando um resultado recorrente de R$ 652,3 milhões, 14,0% abaixo do apurado em 2015 e rentabilidade de 10,3% sobre o patrimônio líquido médio. No 4º trimestre de 2016, o resultado recorrente alcançou R$ 157,6 milhões, 5,9% acima do apurado no mesmo trimestre do ano anterior e 50,1% superior ao registrado no 3º trimestre de 2016.
O resultado recorrente alcançado em 2016 reflete a contribuição positiva da margem financeira e das receitas de serviços e tarifas, performance impactada pelas despesas administrativas e pelo aumento de despesas com provisões para perdas de operações de crédito decorrentes do ambiente de elevado risco que prevaleceu no ano.
Cabe ressaltar o efeito de eventos que influenciaram os balanços de 2015 e 2016, entre os quais destacam-se o impacto positivo proporcionado pela operação de recompra parcial da dívida subordinada, operação feita no mês de setembro de 2015; a variação cambial que produziu receitas adicionais em 2015 e despesas em 2016, e a compra dos serviços da folha de pagamento dos servidores da administração direta do Estado do Rio Grande do Sul, negociação concluída em junho de 2016.
O patrimônio líquido atingiu R$ 6,4 bilhões no final de dezembro de 2016, expansão de R$ 234,9 milhões ou 3,8% em um ano. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 69,0 bilhões em dezembro de 2016, crescimento de 3,1% em relação a dezembro de 2015, ampliação proveniente, especialmente, do aumento na captação de depósitos, recursos que foram direcionados para tesouraria e outros ativos.
Em dezembro de 2016, o total de recursos captados e administrados registrou saldo de R$ 56,4 bilhões. Os depósitos totais alcançaram R$ 42,5 bilhões no período, com incremento de 9,9% ou R$ 3,8 bilhões em 12 meses. O saldo das operações de crédito do Banrisul totalizou R$ 30,3 bilhões em dezembro de 2016, com decréscimo de 5,2% nos 12 meses. 
VERO
Em 2016, foi implantada uma nova solução de processamento de transações dos cartões das bandeiras Visa e MasterCard, o que possibilitou agilidade no lançamento de produtos da Vero, qualidade e autonomia na gestão das transações, independência tecnológica e redução nas despesas com o processamento na adquirência. Também foram lançados dois novos produtos para os estabelecimentos credenciados à Vero: o leitor de cartões MP10 para a solução Vero Mobile, que se conecta com o smartphone pelo bluetooth; e o WPOS, equipamento POS móvel que faz uso exclusivamente de comunicação wi-fi.
Ressalta-se, ainda, a ampliação do portfólio de bandeiras transacionadas pela Vero, que passou a aceitar os cartões da VR Benefícios, além da Visa, MasterCard, Banricompras, BanriCard e VerdeCard, conferindo mais atrativos ao credenciamento junto à Vero e novas oportunidades de negócios para os clientes.
A Vero encerrou o ano de 2016 com 105,2 mil estabelecimentos credenciados ativos, aumento de 6,1%, em comparação ao apurado no final de 2015.
No acumulado do ano, foram capturadas 302,5 milhões de transações, o que representa crescimento de 21,6% em relação ao ano anterior. Em 2016, o volume financeiro transacionado totalizou R$ 25,5 bilhões, expansão de 22,4% quando comparado a 2015.           
Seguros, previdência e capitalização
Para oferecer soluções que atendam às necessidades dos clientes em termos de segurança, proteção e benefícios, o Banrisul investiu fortemente, em 2016, na ampliação e atualização dos produtos, e desenvolveu campanhas de vendas com foco em seguros de vida, proteção financeira e capitalização. No exercício, foram lançados ou remodelados os produtos Seguro AP Premiável Mais, Proteção Financeira Rural, BanriCap VipHDI Em Casa e o seguro de vida Proteção Total.
A estratégia de ampliar a prestação de serviços possibilitou ao Banrisul apresentar expansão na distribuição de produtos de seguridade, atingindo, ao final de 2016, 2,1 milhões de operações ativas de seguros, previdência e capitalização, aumento de 15,7% em relação a 2015. O faturamento atingiu R$ 820,4 milhões, crescimento de 21,5% em comparação a 2015. As receitas alcançaram R$ 211,5 milhões, com incremento de 25,4% em relação ao ano anterior. 
Canais digitais
Em 2016, os canais de Internet Mobile Banking do Banrisul efetuaram 211,5 milhões de operações e movimentaram R$ 259,1 bilhões. Em relação a 2015, a quantidade de transações apresentou crescimento de 16,8% e o valor movimentado expandiu 37,9%, com destaque para o M-Banking, que registrou incremento de 147,2% no volume transacionado, reflexo da ampliação no uso de dispositivos móveis, da ênfase em divulgação e da facilidade de operação nos canais digitais.
Entre as melhorias implementadas, destacam-se a facilidade de acesso de clientes Pessoa Jurídica para login no Office Banking; a possibilidade dos clientes atualizarem seus dados de contato no Home Office Banking, e de autorizarem o envio de extratos e comunicados, referentes aos fundos de investimento, pelo Home Office e M-Banking, estando também em fase de implantação o novo canal de Mobile Banking para o segmento empresarial. 
Rede de atendimento 
Em dezembro de 2016, a rede de atendimento do Banrisul alcançou 1.237 pontos, distribuídos em 536 agências, das quais 491 no Rio Grande do Sul, 30 em Santa Catarina, 13 nos demais estados brasileiros e duas no exterior; 200 postos de atendimento bancário e 501 pontos de atendimento eletrônico, além de 1.448 correspondentes bancários.

Texto: Ascom Banrisul
Edição: Léa Aragón/Secom 

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