O
projeto de Concessões Rodoviárias Federais e a busca por mais investimentos em
estradas estiveram em pauta, nesta quinta-feira (30), na reunião do governo do
Estado com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT), do Ministério dos Transportes e da Empresa de Planejamento e Logística
(EPL). No encontro, também foram debatidos o Programa de Exploração da
Rodovia (PER) e os estudos de viabilidade, que já foram temas de quatro
audiências públicas promovidas pela ANTT no interior do estado.
Presente nas sessões em Porto Alegre, Lajeado, Soledade e
Montenegro, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, fez novamente um
apelo por avanços na infraestrutura das estradas e para viabilizar a duplicação
da BR-386, eixo fundamental para os gaúchos. "As audiências públicas
nortearam muito bem o que se pensa e o que se quer. Os representantes do Estado
têm obrigação de marcar posição e dizer o que precisamos", afirmou.
"A duplicação da BR-386 é uma das nossas maiores necessidades, e lutaremos
por isso", acrescentou.
As audiências pelo interior tiveram o objetivo de ampliar o
debate com lideranças e comunidades sobre as concessões das BRs 101, 290, 386 e
448 e o projeto de construção de cinco novos pedágios, com concessão de 30
anos. Quatro deles estão previstos para um trecho de 200 quilômetros da BR-386,
entre Tio Hugo e Montenegro.
Para o gerente de rodovias do Ministério dos Transportes,
Marcelo Fonseca, o encontro ampliou o diálogo sobre as concessões federais.
"Podemos construir um projeto muito melhor do que foi apresentado
inicialmente. Agora iremos ajustá-lo de forma detalhada onde teremos outro
patamar de projeto com tarifas mais adequadas para atender aos anseios da
sociedade gaúcha", ressaltou.
Conforme a ANTT, as obras de duplicação da BR-386, entre
Carazinho e Lajeado, podem ser antecipadas no cronograma em estudo. No projeto
inicial, a obra seria executada em 12 anos. Pelas novas propostas apresentadas,
pode começar entre o terceiro e oitavo ano do projeto de recuperação da
rodovia.
Texto: Ascom ST
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
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