Estado RS debate plano de concessão de rodovias com equipe nacional

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O projeto de Concessões Rodoviárias Federais e a busca por mais investimentos em estradas estiveram em pauta, nesta quinta-feira (30), na reunião do governo do Estado com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). No encontro, também foram debatidos o Programa de Exploração da Rodovia (PER) e os estudos de viabilidade, que já foram temas de quatro audiências públicas promovidas pela ANTT no interior do estado.
Presente nas sessões em Porto Alegre, Lajeado, Soledade e Montenegro, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, fez novamente um apelo por avanços na infraestrutura das estradas e para viabilizar a duplicação da BR-386, eixo fundamental para os gaúchos. "As audiências públicas nortearam muito bem o que se pensa e o que se quer. Os representantes do Estado têm obrigação de marcar posição e dizer o que precisamos", afirmou. "A duplicação da BR-386 é uma das nossas maiores necessidades, e lutaremos por isso", acrescentou.
As audiências pelo interior tiveram o objetivo de ampliar o debate com lideranças e comunidades sobre as concessões das BRs 101, 290, 386 e 448 e o projeto de construção de cinco novos pedágios, com concessão de 30 anos. Quatro deles estão previstos para um trecho de 200 quilômetros da BR-386, entre Tio Hugo e Montenegro.
Para o gerente de rodovias do Ministério dos Transportes, Marcelo Fonseca, o encontro ampliou o diálogo sobre as concessões federais. "Podemos construir um projeto muito melhor do que foi apresentado inicialmente. Agora iremos ajustá-lo de forma detalhada onde teremos outro patamar de projeto com tarifas mais adequadas para atender aos anseios da sociedade gaúcha", ressaltou.
Conforme a ANTT, as obras de duplicação da BR-386, entre Carazinho e Lajeado, podem ser antecipadas no cronograma em estudo. No projeto inicial, a obra seria executada em 12 anos. Pelas novas propostas apresentadas, pode começar entre o terceiro e oitavo ano do projeto de recuperação da rodovia.

Texto: Ascom ST
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
 

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