Estado RS mobiliza apoio a atingidos por temporal na Serra e Região Central

Marcadores:

O governo do Estado está mobilizado para atender aos atingidos pelo forte vendaval registrado na Serra e Região Central neste domingo (12), provocando estragos em São Francisco de Paula, Canela e Santa Maria. Segundo levantamento preliminar da Defesa Civil Estadual, o caso mais grave foi verificado em São Francisco de Paula, onde uma pessoa morreu, há dezenas de feridos e muitos desalojados e desabrigados. O governador em exercício José Paulo Cairoli viajará ao município, na manhã desta segunda-feira (13), para verificar os danos e prestar todo o apoio necessário à comunidade.
Os franciscanos estão sem energia elétrica e devem receber reforço no policiamento - já solicitado - para evitar saques às residências. "Os estragos foram de grande proporção. A situação é muito severa no município. Já entregamos lonas e montamos um abrigo no ginásio municipal, que recebeu 15 famílias até o momento", informa o subchefe da Defesa Civil Estadual, coronel Jarbas Ávila. O órgão ainda não precisou enviar mantimentos, segundo ele, porque a comunidade da Serra se mobilizou com doações.
Atendimento às vítimas
Por determinação do governador José Ivo Sartori, a Secretaria da Saúde repassará, nesta segunda-feira (13), R$ 175 mil para ajudar no atendimento de saúde em São Francisco de Paula. A liberação dos recursos foi comunicada pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ao prefeito Marcos Aguzzolli. Gabbardo também orientou a Central de Regulação do Estado que priorize o atendimento às solicitações do município, autorizando a compra de leitos na rede privada, caso seja necessário.
Os estragos ainda estão sendo contabilizados pela Defesa Civil Estadual. Um boletim atualizado será divulgado na manhã desta segunda. Situações de risco podem ser informadas no telefone de emergência 199. 

Texto: Leonardo Souza, com informações da SES
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.