Temos partidos políticos ou firmas que fazem políticas no Brasil ?

Marcadores:

Juridicamente, um partido político é uma organização de direito privado que pode ser definido como uma união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, visando a disputa do poder político. Uma análise sociológica diria que os partidos no Brasil detêm uma burocracia partidária que ultrapassa a sua função de união de cidadãos e de assessoria de seu quadro de político e demonstraria que seus dirigentes são ditadores de regras para resolver seus interesses particulares, políticos ou financeiros, sem qualquer afinidade ideológica.

Para sabermos as diferenças dos partidos políticos, seria necessário contratar um grupo de “psicólogos políticos” que poderia dar indicativos aos eleitores no sentido de identificar os partidos conservadores e os partidos progressistas no Brasil - tamanha é a mistura de tendências ideológicas e interesses políticos financeiros. A tarefa parece ser impossível.  

Conservadores e progressistas (direita e esquerda) se associam dentro de um mesmo partido independentes de ideologias e se unem para ganhar eleições. Fazem acordos em esfera nacional e se separam na estadual ou se unem na estadual e se separam na esfera de eleições federal. É uma miscelânea de tendências formadas por ignorantes políticos para um universo onde a maioria é composta de eleitores ignorantes. A letra do clássico tango "Cambalache" seria a expressão mais clara para o que encontramos dentro dessas organizações políticas e seus acertos externos para vencerem eleições.

O autor, Discépolo, mistura, na letra, figuras conflitantes. Veja um trecho clicando em mais informações:


Qué falta de respeto -                     Que falta de respeito,
qué atropello a la razón! -               o que  afronta a razão!
Cualquiera es un señor, -               Qualquer um é cavalheiro,
cualquiera es un ladrón... -             qualquer um é um ladrão ...
Mezclao con Stavisky  -                  Junto com Stavisky
va Don Bosco y La Mignon, -         vai Dom Bosco e La Mignon,
Don Chicho y Napoleón, -              Don Chicho e Napoleão,
Carnera y San Martín... -                Carnera e Saint Martin ...
Igual que en la vidriera -                 Tal como na vitrina
Irrespetuosa de los cambalaches - desrespeitoso de cambalache
se ha mezclao la vida, -                  tem mesclado a vida
y herida por un sable sin remache- e ferido por uma espada, sem rebites’
ves llorar La Biblia -                        fez chorar a Bíblia
junto a un calefón -                         junto a um caldeirão .  
  
O Partido dos Trabalhadores (PT), teoricamente progressista, une-se com figuras consagradas da direita (Sarney, Collor, Calheiros, Jucá) e privilegia com o uso do poder os beneficiários dos juros implantados pelo BACEN - comandado no mundo pelos Rothschild e Rockefeller e os banqueiros brasileiros -, com políticas próprias do conservadorismo e do liberalismo que têm na sua faceta principal a economia de livre mercado.

O maior partido de oposição, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi fundado em 1988. Criado por históricos “socialistas“, comandou o país sob a batuta de FHC que privatizou tudo o que pode e quase entregou a Petrobras, CEF e BB para as mãos alheias. São “socialistas“ que não deixam de montar coligações para chegar ao poder com as maiores lideranças da direita brasileira, como DEM e seus capitalistas.    

Enfim, vivemos uma falsa pluralidade de tendências políticas, que só cuidam dos acertos nos seus estados, de acordo com a conveniência dos titulares dos diretórios ou das costumeiras e eternas comissões provisórias para formação de diretórios. 

Só fazendo uma leitura no quadro político do estado do Paraná é possível verificar que são verdadeiras “firmas comerciais” com o objetivo de atender interesses de seus presidentes e grupo dirigente.

PSDB do Paraná
Fez do diretório estadual do partido, um comitê “pró-Beto Richa governador”, em detrimento da candidatura do senador Alvaro Dias e que procura fazer acertos ou “compras de siglas“ que vão - se deixarem - do PC do B até aos capitalistas do DEM ou daqueles partidos dominados por católicos ou evangélicos que trabalham nas incansáveis  arrecadações financeiras. Sem escrúpulos nas coligações, usam condenados penais (Tony “Bareta” Garcia) para comprar pequenas siglas e chegam até a sacrificar grandes nomes “moscas brancas” (Gustavo Fruet) para atender projetos de “vale tudo” contra os cofres públicos. Na esfera nacional, o Serra tem estado sempre à esquerda de Lula, mas o PSDB tem mais alianças à direita, o que o solidifica como um partido conservador. O PSDB só não pode declarar que "estamos felizes pela privatização de FHC" porque seria trucidado pela turma do Lula. Nenhum eleitor sabe qual é o programa desse partido.

PDT Partido Democrático Trabalhista
Em Brasília, manda seu presidente, o ministro do Trabalho Carlos Lupi. Ele fechou com a candidata Dilma Rousseff, que é da turma socialista. No Paraná, manda o senador Osmar Dias que é da direita e da bancada ruralista, mas está em partido socialista. Como é da direita, tem autorização para compor o partido no estado com o PSDB dominado pela turma da direita. Nenhum eleitor sabe qual é o programa desse partido.
  
PPS - Partido Popular Socialista
Partido originado do antigo Partido Comunista Brasileiro. No Paraná, o dono, criador do partido e que manda há muitos anos, é o ex-deputado Rubens Bueno. Tanto no Brasil como no Paraná, estão ligados à candidatura da turma da direita, que orbita em volta dos candidatos tucanos. Nenhum eleitor sabe qual é o programa desse partido.

PSB - Partido Socialista Brasileiro
Partido progressista que tinha um potencial candidato a presidente, o deputado Ciro Gomes. Para fechar com o Lula /Dilma/PT em 25 estados e deixar em dois estados (Paraná e Minas Gerais) para votar em tucanos, o PSB sepultou a candidatura de Ciro. Nenhum eleitor sabe qual é o programa desse partido.

PT – Partidos dos trabalhadores
Tem como dono, no Brasil, o presidente Lula. É um partido que privilegia banqueiros e o povão com o dinheiro dos produtores e da classe média brasileira que pagam os impostos. No estado do Paraná, quem manda no PT é o ministro Paulo Bernardo. O deputado Enio Verri, embora presidente estadual, é conhecido como um teleguiado do ministro. Verri sempre foi assessor de Paulo Bernardo e o partido, aqui no Paraná, hoje pensa mais no projeto da esposa do ministro do que no do próprio presidente Lula que quer eleger a Dilma Rousseff. Nenhum eleitor sabe qual é o programa desse partido.

PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Não é possível chamarmos o PMDB de um partido, pois está mais para uma "união de desunidos" tanto estadual como nacionalmente. É o maior partido do Brasil e também do Paraná, mas tanto em Brasília como em Curitiba, cada um puxa para um lado. Tinha um autêntico candidato a presidente e resolveu ser base do PT, alijando a candidatura viável de Requião. Tem um competente candidato a governador, com o Pessutão pronto para a reeleição e esse tem que lutar na convenção porque o Requião ainda não sabe o que quer. Nenhum eleitor sabe qual é o programa desse partido.
  
PP - Partido Progressista no Paraná
Com a condenação do Tony Garcia e a renúncia do deputado Janene, o partido ganhou um dono no Paraná que é o deputado Ricardo Barros. Esse coliga com quem quiser para concorrer ao cargo que quiser. Esse partido de nome progressista já teria fechado com os tucanos conservadores do Paraná. Nenhum eleitor sabe qual é o programa desse partido.

DEM – Democratas
Seria um dos únicos partidos de direita, não declarado expressamente, no Brasil. Na sua representação, tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa, só encontram-se ruralistas, industriais e banqueiros. Ex-UDN, ex-ARENA, ex-PFL, os DEM têm poucos votos e muito dinheiro. Mudam o nome do partido conforme os escândalos vão acontecendo. Pode-se dizer que, novamente, terão de mudar de nome e são ricos em dinheiro e pobres em votos e preocupações sociais. Os tucanos “socialistas” já aceitaram seus patrocínios com o DEM, tanto na nacional como na estadual para as eleições deste ano. Nenhum eleitor sabe qual é o programa desse partido.

Depois vêm PTB, PSC, PRN, PST, PC do B, PV etc.... e etc... Nenhum eleitor sabe qual são os programas desses partidos.

Com todos esses “partidos políticos” que não são fiéis a nenhum programa e seus parceiros políticos, a legislação brasileira não permite que um cidadão possa ser candidato sem filiação partidária.

Para ser candidato, a qualquer cargo, o eleitor tem que estar filiado a uma “coisa”, que chamam de partido político, que tem dono e não tem programa e vale entrar qualquer pessoa com qualquer linha política e cores do arco-íris.    

Recentemente, alguns partidos políticos do Paraná pediram a renúncia da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa por falta de transparência e ilegalidades com o dinheiro dos contribuintes. Perguntamos:

?Alguém já leu a prestação de contas de um partido político. Todos recebem milhões dos cofres públicos e a transparência como fica?

Guilhobel

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.