Rafael Greca defende construção do sistema de monotrilho para Curitiba

Marcadores:


O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMDB) tem uma alternativa mais econômica e de menor impacto socioambiental para melhorar a mobilidade urbana em Curitiba. Ele defende a instalação do sistema de monotrilho, em substituição ao projeto do metrô convencional, programado para os próximos anos para a capital paranaense.

Greca citou o projeto do monotrilho aprovado para a construção na Linha 2 do metrô de São Paulo, que segundo ele, trará economia aos cofres públicos e muito mais funcionalidade para o transporte coletivo curitibano.

 “Metrô aéreo é melhor que enterrado. Com R$ 2 bilhões, faremos 65 quilômetros de linha aérea ao invés de túneis. Só tatu morre cavocando. Na simulação do projeto paulistano, temos a base do que sonho para Curitiba, mas é claro que daremos nosso toque”, frisou Greca, pré-candidato a prefeito pelo PMDB.

Veículo econômico
O monotrilho ou monocarril é uma ferrovia construída por um único carril/trilho, em oposição às ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos. Um dos mais antigos monotrilhos do mundo, o Wuppertal, na Alemanha, foi construído em 1901, e ainda se encontra em funcionamento.

“Sem dúvida, é a alternativa mais econômica, funcional e ecologicamente correta para o transporte público, neste momento, em Curitiba”, disse Rafael Greca.

Existem dois tipos principais de monocarril: nos monocarris suspensos o veículo está localizado debaixo do carril e suspenso por cima. No modelo mais popular, o veículo encaixa-se no carril. Existe ainda outro modelo no qual as rodas são colocadas dentro do carril.

Os monotrilhos modernos são propulsionados por energia eléctrica e têm normalmente pneus em vez das usuais rodas de ferro. Estes pneus rolam por cima e pelos lados do trilho, de forma a fazer movimentar e estabilizar o trem.

Exemplo local
No Brasil, o único sistema de monotrilho existente é o de Poços de Caldas. De propriedade particular, a linha elevada interliga o terminal rodoviário da cidade até a área central, totalizando 6 quilômetros de extensão e 11 estações.

Atualmente, o monotrilho está desativado e uma parte da via foi destruída em 2003, impossibilitando o reinício imediato das operações. Há planos para a sua revitalização e reativação.

Ainda no Brasil, o Governo do Estado de São Paulo, anunciou em 2009 a intenção de construir linhas de monotrilhos na Capital do estado como alternativa de menor custo para a expansão da rede metroviária.

Veja no link: (http://www.youtube.com/watch?v=0PD6K8Iem18&feature=youtu.be) como será o monotrilho da Linha Verde do Metrô em São Paulo.

Foto legenda
Rafael Greca defende o modelo de monotrilho para melhorar a mobilidade urbana de Curitiba e região metropolitana
Foto: Reprodução





Rafael Greca
Assessoria de imprensa
(41) 9889-2692, 9819-4489 e 9176-8814
@Rafael_Greca

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.