Marialva sediou seminário de capacitação‏

Marcadores:


Foram discutidas questões relacionadas ao meio ambiente 

Nos dias 23 e 24 de agosto a equipe do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, esteve em Marialva para a apresentação do 4º Seminário de Capacitação, referente aos temas propostos pelo Planejamento Estratégico do Centro de Apoio, e visa qualificar os funcionários públicos municipais.

Estiveram presentes representantes de 48 municípios pertencentes as Bacias Hidrográficas do Baixo Tibagi e Paranapanema II e III, Pirapó e Paranapanema IV e Baixo Ivaí e Paraná II (cerca de 180 pessoas), e foram abordados temas como: arborização urbana, mata ciliar, reserva legal e resíduos sólidos.

O seminário seguiu com palestras específicas sobre as áreas em que o Ministério Público pretende interferir por meio do projeto estratégico “Revitalização das Promotorias Ambientais por Bacias Hidrográficas”.  
Em sua apresentação, Alfredo Alemão, engenheiro florestal da EMATER, mostrou a importância da preservação das matas ciliares e do meio ambiente como um todo.
O tema tratamento de resíduos sólidos foi abordado pelo Secretário de Meio Ambiente de Marialva, Valdinei Cazelato e pelo engenheiro agrônomo João Olavo. Eles apresentaram o programa Centro de Triagem e Compostagem de Marialva - CTC, que promove a reciclagem dos materiais reaproveitáveis, valoriza a participação de catadores e incentiva a compostagem dos resíduos orgânicos. Ney apresentou os custos do programa e mostrou a viabilidade econômica do projeto.

Claudio Renato Wojcikiewicz, engenheiro florestal, encerrou os trabalhos. Ele mostrou como se deve elaborar um Plano de Arborização Urbana. Ressaltou a importância da cobertura verde nas cidades e falou sobre os problemas causados pela impermeabilização do solo nos centros urbanos. Claudio também citou a criação de uma Comissão, formada por representantes do Ministério Público e de instituições ligadas à área ambiental que vem atuando junto com o Planejamento Estratégico.

Estiveram presentes Promotores de Justiça das Comarcas de Maringá, Londrina, Ibiporã, Astorga, Mandaguari, Mandaguaçu, Marilândia do Sul, São João do Ivaí e Marialva.


0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.