Fotos de Sarandi no Rio Grande do Sul.

Marcadores:


Sarandi, nome originado da flor que crescia às margens de um riacho afluente do Rio Passo Fundo, situa-se ao norte do estado do Rio Grande do Sul, clima temperado e área de 342,86 km2.
A hidrografia do município conta com os seguintes rios: Rio da Várzea, Rio Bonito e Rio Turvo. Os solos predominantes na região são: latossolos profundos bem adrenados, com alto teor de argila e de coloração avermelhada e parte com latossolos escuros e rasos. A vegetação da mesma é predominantemente de florestas araucárias e latifolheadas.
Os primeiros habitantes destas terras foram provenientes da Revolução Federalista de 1893 e aqui se instalaram nas matas, como fugitivos. A exploração do local só teve seu início em 1919. A região foi colonizada por alemães e italianos em 1917, sendo emancipada em 27 de junho de 1939.
Sarandi é considerado "Pólo Industrial da Região". Seu setor comercial supre as necessidades do mercado local e regional e seu setor agropecuário produz o sustento do povo e angaria divisas para nosso Município e Estado.
O turimo em Sarandi oferece ótimas opções de compras, excelentes hotéis e restaurantes, vinho de primeira qualidade, ali produzido e a hospitalidade que lhe é peculiar.
Os primeiros povos que habitaram as terras do município de Sarandi são provenientes da Revolução Federalista de 1893 e aqui se instalaram nas matas, como fugitivos. As dificuldades encontradas foram de toda ordem pois,longe dos centros populacionais e, embora sendo uma região fértil, os alimentos eram difíceis de serem obtidos.A colonização do município de Sarandi iniciou no ano de 1917 por imigrantes alemães e italianos.O início da exploração das terras do municípios aconteceu por volta de 1919.
Dados históricos nos mostram que Sarandi já pertenceu aos municípios de Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Cruz Alta e Passo fundo. Sua emancipação ocorreu em 27 de junho de 1939.
Sarandi era território de Rio Pardo. Logo após passou a figurar nas áreas municipais de Cachoeira do Sul (1819), Cruz Alta (1834) e Passo Fundo (1857).
Na segunda metade do século XIX, chegaram em terras de Sarandi diversos criadores de gado, sendo a agricultura relegada a segundo plano. Não surgiu em seu solo qualquer núcleo populacional de importância considerável e o único de que se guarda o nome é o de Nonoai, para onde, em 1894, por ocasião da Revolução Federalista, a Divisão Norte marchou com o fim de impedir o retorno do Coronel Gumercindo Saraiva ao Rio Grande do Sul.
Em 1918 constituiu-se a companhia colonizadora particular Gomes & Schering, alterada para Gomes Schering & Sturm e, ainda no mesmo ano, para Armínio da Silva & Cia. Nessa época era a firma composta por Armínio da Silva, Jacinto Gomes, Ivo Ferreira, João Tesser, Paulo Dal'Oglio, Inácio Giordani, Miguel Ortolan e o Padre Eugênio.
A primeira igreja foi construída em 1936. Projetou-a Dante Mosconi, cuja esposa integrou a primeira equipe alfabetizadora do Município, juntamente com Ariete de Tartler, Angelina Zanonatto e mais tarde, Maria Fortunata da Silva Armini. Tão rápido foi o crescimento local que se impôs a criação do novo Município, sendo Tomaz Tompson Flores seu primeiro prefeito, em 1940.
Prefeitura







4 COMENTÁRIOS. AQUI:

  1. Anônimo disse...:

    Uia, bastante prédios... A Sarandi do PR tá precisando se ''erguer'' também

  1. OS POLÍTICOS, TEM QUE TER MAIS SERIEDADE COM A CAUSA PUBLICA E PARAREM DE FAZER TRABALHO MAU FEITO E NÃO CONTINUAREM ENGANANDO E COMPRANDO COM MIGALHAS OS ELEITORES INOCENTES E NECESSITADOS. ALGUNS GRAVES ERROS COMETIDOS E MOSTRADOS: AMBULÂNCIA DO SAMU PARADA A MESES POR FALTA DE PAGAMENTO, RECAPE EM RUAS E AVENIDAS SEM A DEVIDA TUBULAÇÃO, REDE DE ESGOTO PARADA E MUITAS DENUNCIAS ANONIMAS DE FALCATRUAS E ATE REPORTAGEM DE TELEVISÃO QUE TEM CREDIBILIDADE, DIZENDO QUE PREFEITO É CALOTEIRO.

  1. Anônimo disse...:

    Baradel me parece que esse ano vão ampliar mais o esgoto, relaxa..

  1. OI PREZADO ANONIMO, QUE DEUS TE OUÇA; POIS SÓ ASSIM E QUE VAMOS TER LINDOS EDIFÍCIOS GERANDO RENDA E EMPREGOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SARANDI. SINCERAMENTE AMIGO, QUANDO TEM QUE ELOGIAR E AGRADECER EU TENHO ESSA OMBRIDADE SIM; POIS AMANHA O PREFEITO VAI CUMPRIR UM TRABALHO DIGNO DE ELOGIO E AGRADECIMENTO, QUE É A ENTREGA DOS UNIFORMES PARA OS ALUNOS DA ESCOLA OLINDA DIAS PEREIRA NO PARQUE ALVAMAR. EM NOME DESSAS CRIANÇAS E DE SEUS PAIS DE CORAÇÃO EU AGRADEÇO.

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.