“PMDB pede juízo para Ibope garantir acesso a sistema de pesquisa eleitoral”, informa Rafael Greca‏

Marcadores:


O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMDB) informa que o PMDB-Curitiba pediu o juízo da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba para ordenar ao Ibope a fornecer o acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da pesquisa eleitoral veiculada na última segunda-feira (9) na capital paranaense. A ordem judicial, segundo Greca, foi concedida pelo juiz dr. Marcelo Wallbach Silva, na sexta-feira (13).
Mesmo de posse do mandado, o advogado do PMDB, dr. Marcelo W. Marcengo, ao chegar na sede da empresa de pesquisa, teve o acesso negado ao sistema de análise eleitoral. Segundo informou Rafael Greca, sob a argumentação de que as pesquisas só ficam armazenadas na sede da multinacional, a advogada do Ibope, em São Paulo, dra. Natalia Lima de Santana frisou que, por “questão se segurança”, tais pesquisas não ficam arquivadas fora das instalações da empresa na Capital paulista.
“Como é possível uma pesquisa eleitoral ou pré-eleitoral não permanecer na praça onde ela foi realizada. Isso é inadmissível e, no mínimo, contraditório ao senso de democracia e de respeitabilidade ao cidadão, aos eleitores e aos partidos políticos”, disse Rafael Greca. E completou: “O que o Ibope quer esconder?”.  
Infração
Para o advogado do PMDB, Marcelo W. Marcengo, o caso trata de clara infração do art. 14 da resolução 23.364/2011 do TSE, que determina que as empresas de pesquisa devem deixar disponíveis tais dados, para a fiscalização pelos partidos políticos.
Marcengo explica ainda que ao não armazenar a pesquisa na praça onde ela foi conduzida, o processo de análise da pesquisa torna-se dificultoso, além de retardar ou até mesmo impossibilitar a conferência dos dados.  
Vale lembrar que dificultar ou retardar a fiscalização por parte dos partidos, diz o advogado do PMDB, constitui crime punível até com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa que pode chegar a quase 22 mil reais. 


0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.