Mar avança e reduz a faixa de areia na praia em Bombinhas e Itapema

Marcadores:

Em meio a um mar de guarda-sóis que se espreme na diminuta faixa de areia, Ronaldo Ribeiro de Oliveira, 46 anos, procurou em vão um espaço para colocar a cadeira de praia. Turista de Cuiabá (MT), ele esperava aproveitar o dia em Bombinhas, mas já estava a ponto de desistir da ideia.

No local onde esperava ficar, a faixa de areia não chegava a quatro metros de largura. O fenômeno, que surpreendeu turistas e se repetiu em outras praias da região, é creditado por especialistas à frente fria que chegou ao Litoral nos últimos dias, e empurrou a água do mar em direção à praia.

- A frente fria vai empilhando a água junto à costa e diminuindo a faixa de areia - explica João Thadeu de Menezes, doutor em Geologia Marinha e professor da Univali.

Segundo ele, embora pareça similar à erosão, que atinge praias como Balneário Piçarras e Gravatá, em Navegantes, o fenômeno não significa, aparentemente, que a areia esteja sendo engolida pelo mar.

- O mar está muito agitado mas não se tem registro de indícios de erosão, pelo menos não se notou isso em anos anteriores. A princípio, não é um indicativo de problemas mais graves - diz José Gustavo Nartof de Abreu, doutor em Geociências.
Catarinense

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.