Qual a Importância de Valorizar o Comércio Sarandiense?

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Sarandi se apresenta com um total expressivo de sede de empresas instaladas (2260)[1], além de uma alta ocupação demográfica e grau de urbanização considerável, porém apresenta um PIB per capita reduzido em relação às demais cidades analisadas, apenas sobressaindo, timidamente, de Paiçandu.
Entretanto, Sarandi emprega aproximadamente[2], 7.000 pessoas em seu mercado interno. Sendo que a maioria destas empresas tem Dois funcionários e recebem em média Dois salários mínimos perfazendo um “Salário Bruto” na ordem, no mínimo nacional de hoje, de R$ 3,8 Milhões/mês que corroborado com a Prefeitura, com seus 1869 funcionários[3], redistribui ao seu município mais um montante de R$ 2,08 milhões/mês, perfazendo um total de uma “massa salarial” líquida por mês na ordem de quase R$ 6,0 Milhões, além do mais distribui 1.047 cestas básicas que compram, em tese, também no comercio local.
Para tanto, fica uma indagação: Sabendo que mais de 85% do consumo de mercadorias realizadas no comércio local são compradas pelos próprios moradores de Sarandi, por que não priorizar o “Comércio Local”, bem como a “Mídia Local” (Rádio, TV, Jornais, Blogs, etc) para veicular as campanhas publicitárias do comércio local, e não destinar 90% das mesmas à mídia de Maringá que não se interessam “socialmente”, mas apenas “comercialmente” por Sarandi, além de serem mais caras, também?
Isto aponta uma necessidade de adotar estudos setoriais da economia local sobre como aprimorar a nossa pujante empregabilidade, bem como se valer de mecanismos midiáticos para que possamos aprimorar e elevar sua “identidade comercial” e “varejista” para que se destaque na região metropolitana de Maringá, principalmente quando detemos de um diversificado Parque Industrial (237 instaladas e funcionando), Comércio Varejistas (957) e Prestadoras de Serviços (1066).
Noutra ponta tributária, o município de Sarandi[4] arrecadou 44 milhões até dezembro de 2009 que comportaria também as seguintes aquisições: Construir mais de 3.280 Casas Populares de 40 m2; Construir mais de 3.690 Salas de Aula equipadas; Construir mais de 554 km de Redes de Esgoto; Construir mais de 60 km Asfaltado de Estradas; Construir mais de 176 Postos de Saúde equipados e Contratar mais de 3.163 Policiais por ano.
Outra pesquisa[5] feita pelo IPARDES/2008 relata que as 10 maiores taxas de crescimento do nível de emprego foram registradas em: Paranavaí (10,99%), Araucária (10,12%), Pato Branco (8,76%), Cianorte (7,17%), Maringá (7,16%), Almirante Tamandaré (6,43%), São José dos Pinhais (6,37%), Cambé (6,20%), Sarandi (6,02%).
Portanto, não podemos perder esse “bonde do progresso”, tanto comercial, quanto social que nos induz, gratuitamente, a nos dar uma “carona progressista” rumo à valorização da cidade como um todo.
Enfim, não há cidade forte que esteja desatrelada de um comércio local forte e de uma mídia forte. Daí ser imprescindível promovermos mecanismos que recoloque “nossa gente” nos trilhos do desenvolvimento econômico, social e político com responsabilidade e compromisso com uma Sarandi cada vez melhor.
Por
Dr. Allan Marcio



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