Comissão da Câmara aprova Semana da Educação Olímpica nas escolas públicas

Marcadores:


A Comissão de Turismo e Desporto (CTD)  da Câmara do Deputados aprovou nesta terça-feira (13), o Projeto de Lei 4129/2012, que institui, no âmbito das escolas públicas, a Semana de Educação Olímpica. A proposta, do deputado João Arruda (PMDB-PR), quer incentivar a cultura e a prática do esporte entre os estudantes, ressaltando os torneios esportivos que o país receberá em 2016 (jogos Olímpicos e Paralímpicos).

A Semana de Educação Olímpica, segundo a proposta, terá início anualmente no dia 23 de junho, data em que se comemora o Dia Olímpico Internacional. A programação terá caráter multicultural, devendo ser desenvolvida interdisciplinarmente, de acordo com o projeto pedagógico de cada escola ou colégio

Segundo João Arruda, a Semana de Educação Olímpica não se trata de uma semana de competições ou de jogos escolares, "mas sim de um período para reflexão sobre a história das olimpíadas e a importância de se praticar atividades físicas para ter uma vida saudável”, disse.

“Esta ação faz parte de uma grande política pública para tirar o jovem da rua, diminuir a criminalidade e reduzir a demanda de atendimento na área de saúde. O esporte não se limita ao lazer e a competição”, destaca João Arruda, que é presidente da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano.

Processo permanente
João Arruda afirma que as Olimpíadas de 2016 irão gerar um importante impacto em termos econômicos, culturais, sociais e educacionais na próxima década. "Com isto, o país terá a responsabilidade de mostrar ao mundo a evolução de nossa educação, do voluntariado e dos compromissos sociais em uma escola inclusiva e formadora de valores para a vida", disse.

Para o deputado, as edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos devem ser a motivação inicial para que esse processo de desenvolvimento e de formação educacional através do esporte seja implantado permanentemente no país.

“A esperança é que os jovens aprendendo a respeitar uns aos outros no campo do jogo transfiram esse sentimento e aprendizagem para os demais elementos de suas vidas diárias”, completa João Arruda.

Contexto
A elaboração do projeto, contou com a participação de técnicos e professores de educação física. João Arruda recebeu a proposta durante o 27º Congresso Internacional de Educação Física, o Fiep 2012, que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, em janeiro deste ano.

“É um projeto que tem o respaldo profissional, uma vez que foi elaborado em conjunto com o CREF9/PR (Conselho Regional de Educação Física do Paraná) e CONFEF (Conselho Federal de Educação Física)”, informou João Arruda.

A proposta segue agora para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Foto legenda [ joaoarruda1411.jpeg ]
João Arruda recebeu o projeto da Semana de Educação Olímpica durante o Fiep 2012, realizado no início do ano em Foz do Iguaçu
Foto: Ronildo Pimentel

Deputado Federal João Arruda
Assessoria de Imprensa
(41) 3078-5633
www.twitter.com/joao_arruda
joao_arruda@yahoo.com

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.