Atestado para ingresso em academia deve ser de profissional de educação física, alerta João Arruda

Marcadores:


Alguns poderes legislativos municipais e estaduais estão mudando a legislação para exigir atestado medico para ingresso nas academias de ginástica. A denúncia foi feita por Gilberto Bertevelo, presidente do Sindicato das Academias de São Paulo, ao deputado federal João Arruda (PMDB-PR).

De acordo com João Arruda, presidente da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, esta normativa é equivocada, uma vez que a avaliação só pode ser feita por um profissional de educação física.

“Recebo a informação do Sindicato de Academias, que os legislativos municipais e estaduais estão equivocadamente arbitrando a exigência do atestado medico para ingresso nas academias”, informou o deputado. “O atestado médico não garante a saúde de ninguém”, destacou João Arruda.

A responsabilidade, assim como o próprio risco, continua o mesmo, frisou. “A avaliação física feita pelo profissional de educação física é que deve indicar o problema de uma pessoa que vai entrar numa academia e, caso exista, é ele que providencia o encaminhamento medico”.

Para João Arruda, é necessário garantir que as academias tenham profissionais formados na área, para que assim garantam um atestado de qualidade aos seus clientes, antes de iniciarem a atividade física.

Venda casada é proibida
Outra questão levada ao deputado é com relação à venda casada de exames em algumas academias. “Nestes casos, o estabelecimento obriga o cliente a fazer o exame no próprio local”.

“A pessoa tem o direito de escolher onde e com qual profissional médico irá fazer o exame”, disse. João Arruda lembra que esta prática, da venda casada, é proibida em qualquer segmento, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Check-up
João Arruda destaca que as pessoas tenham a consciência de que é necessário fazer exames médicos regularmente, para prevenir possíveis problemas futuros. “O check-up regular ajuda a prevenir os mais variados problemas de saúde que muitas vezes não percebemos”, concluiu o deputado.

Foto legenda (arruda170212.jpeg)
“Só profissional de educação física tem condições de fazer avaliação para uma pessoa entrar na academia”, diz João Arruda
Foto: Divulgação / Câmara Federal






Deputado Federal João Arruda
Assessoria de Imprensa
(41) 3078-5633

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.