Todos sabem que é preciso criar bons hábitos desde o começo da vida, e o caso do cuidado da pele não é exceção. Para manter um bom aspecto e, sobretudo, a saúde, é preciso cuidar diariamente da pele do bebê e usar produtos adequados.
Certamente, a primeira referência são o pediatra e a avó, que devem ser consultados sobre os cuidados dermatológicos do recém-nascido, especialmente se acontece algum problema como as clássicas dermatite, eczema e brotoeja. A pele do recém-nascido parece tão delicada que dá medo até de tocá-la. Algumas vezes, ela pode estar recoberta de uma suave lanugem, que se trata de uma proteção desenvolvida pelos bebês quando ainda estão no ventre materno e que desaparece em alguns dias.
É aconselhável usar um sabão com PH neutro. Geralmente nos mercados há produtos específicos para a lavagem de roupa de bebês. Além disso, é preciso fugir dos detergentes muito perfumados, pois o cheiro é produto de perfumes artificiais que também podem irritar a pele dos pequenos.Fonte: ZH
Bumbum saudável
Uma das áreas que requer mais atenção durante os primeiros meses é aquela coberta pela fralda, já que está exposta à umidade constante.
Apesar da brilhante invenção dos lenços umedecidos, se você não tem pressa, é muito melhor lavar o bumbum com um pano umedecido com água morna, secá-lo com pano de algodão e deixá-lo livre de cobertura todo o tempo que for possível.
Quando a região fica avermelhada, se trata da chamada "dermatite da fralda", devido ao fato de o bebê ficar com a fralda molhada tempo demais, ou porque ela estava muito apertada. Como medida preventiva, os pediatras aconselham, além de mudar a fralda com a maior frequência, espalhar por toda a região um creme que contenha óxido de zinco, já que ele atua como uma barreira natural entre a pele do bebê e a umidade.
Os cremes para a região da fralda com óxido de zinco e as pastas à base d'água são uma alternativa natural frente àquelas que têm como base óleos minerais, como o petrolato ou a parafina líquida. Outra boa escolha para manter a umidade dentro da fralda e proteger a pele são os pós naturais, à base de amido de milho e ervas moídas. A Sociedade Americana de Pediatria desaconselha o uso dos talcos tradicionais, já que sua inalação acidental pode provocar problemas respiratórios na criança.
Cuidado com o sol
A proteção solar, que a cada dia tem mais importância, é crucial para as crianças. Por isso, durante os primeiros seis meses de vida, os pequenos não devem ser expostos de forma direta aos raios solares. Os melhores aliados são os chapéus, guarda-sóis, e um bom protetor solar pediátrico aplicado de forma moderada, em especial nas regiões que a roupa não cobre.
Existem vários protetores solares destinados às crianças, alguns deles em barra ou "stick", muito cômodos para aplicar no rosto. O importante é que o fator de proteção seja o mais alto possível, os denominados "bloqueadores".
Quando as crianças estão sob o sol, no verão ou inverno, é melhor cobrir-lhes com peças de roupa claras de tecidos naturais. E embora os óculos de sol para bebês possam parecer um acessório um pouco exagerado, o certo é que protegem seus olhos dos raios solares sempre.
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.