No dia 15/04/2010 às 19h00min aconteceu na Escola Estadual Cora Coralina, no Jd Esperança, o “I Fórum da Comunidade na Escola” no combate a “violência e depredação escolar” estando presentes diversas autoridades municipais, lideranças comunitárias, professores, pais e mães de alunos para discutir os problemas da violência e depredação escolar que acometem naquele espaço de ensino e nos demais da cidade de Sarandi.
As temáticas foram expostas com o foco na “Violência Escolar” associado ao elevado riscos dos fatores sociais e culturais como promotores dos descontroláveis números de “vandalismo” acometidos naquela unidade escolar.
O debate através do Fórum, neste primeiro momento, teve como principal finalidade a constituição da Equipe Coordenadora que dará continuidade ao “espaço de discussão” em caráter permanente. Noutra etapa, possam junto com a comunidade em assembléias ampliadas apresentar, integradamente, os eixos e ações estratégicas para minimizar os elevados índices de depredação e degradação provocados nestas casas de ensinos.
Na ocasião, o Pe Décio da Paróquia N. S. Esperança e a Diretora da Escola, Profa. Mercia adiantaram algumas ações norteadas pela Paróquia local em parceria com à Ordem dos Pastores (daí seu caráter ecumênico) no sentido de apresentar, já em estágio avançado, um “Projeto-Piloto” de uma “Rádio Escola” a ser inserida no interior do Cora Coralina, cujos recursos doados pela Arquidiocese de Maringá já estão disponíveis em “caixa” para a execução desse importante suporte que se integrará aos demais encaminhamentos que proverão apartir dos debates deste fórum.
Nessa atmosfera de “gestão participativa escolar” as comunidades circunvizinhas do Jardim Esperança representadas por pais e mães presentes, adentraram-se as portas da escola para “empenharem-se” na inclusão de seus filhos a futuros menos sombrios frente à atual e vulnerável dinâmica escolar dos mesmos.
Este importante e primeiro “passo” na integração da escola junto à sua comunidade foram dados, pois permitirá encontrar os meios estratégicos necessários para por em ação instrumentos pedagógicos e culturais que possibilitem reverter a escalada de violência escolar que assolam os diversos núcleos de ensino de Sarandi e região.
Assim, ontem, foram dados os encaminhamentos na constituição de uma “Coordenação” para atuação integrada – comunidade e escola – através de um “Fórum Permanente” criando subsídios técnicos para resgatar a “função social” da comunidade que debaterá formas e métodos disciplinares necessários para a edificação de um novo modelo de inclusão pedagógica e ressocializante com base na territorialidade do problema.
Portanto, essas respostas emergidas pelo calor dos conflitos de opiniões através de um “fórum permanente” colocando o aluno se ajustando a escola, e não ao contrário, através da interação com seus pais, possibilitarão no médio prazo construir as ferramentas necessárias que resgatarão e redimirão seus filhos das fugacidades dos descaminhos e das drogas, transformando-os certamente em cidadão dignos de direitos e inclusão social.
Por
Dr. Allan Marcio
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.