Hospital do Trabalhador faz cirurgias ortopédicas em mutirão nacional‏

Marcadores:


Objetivo é reduzir as filas de espera das cirurgias eletivas

O Hospital do Trabalhador realiza 85 cirurgias ortopédicas eletivas no mutirão nacional organizado pelo Ministério da Saúde. A unidade é uma das sete escolhidas no Brasil por ser referência na área de ortopedia no Paraná. Nesta sexta-feira (21), o governador Beto Richa e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitam o hospital para acompanhar o trabalho. 

O mutirão reduz as filas de espera das cirurgias eletivas, procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência. “A área de ortopedia foi escolhida porque existe muita demanda. Vamos estimular outros serviços credenciados para esse mesmo tipo de mobilização”, explica o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida. 

Para o mutirão foram reservadas quatro das 11 salas cirúrgicas do Hospital do Trabalhador. Os principais procedimentos realizados são cirurgias de mão, pé, quadril e joelho. Os 85 pacientes selecionados estavam na fila de espera e tinham os exames pré-operatórios realizados. “Problemas ortopédicos causam impotência funcional, dor e perda da qualidade da vida”, explica o diretor técnico do Hospital do Trabalhador, Alan César Diório. Após o procedimento, os pacientes receberão acompanhamento da unidade até a alta definitiva. 

O Paraná está aplicando R$ 42 milhões em recursos federais para realizar o mutirão de cirurgias eletivas até junho de 2013. Desde outubro de 2011 - quando começou o mutirão - até junho deste ano, já foram realizadas cerca de 42 mil cirurgias de média complexidade, como varizes, hérnia, adenóide, catarata, ginecológicas, vesicular e cirurgias ortopédicas de joelho e quadril, entre outras previstas na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A intenção da Secretaria da Saúde é somar 60 mil cirurgias até o final do ano, reforçando a posição do Paraná como estado líder na realização de procedimentos eletivos. 

Os usuários do SUS que necessitem de cirurgias eletivas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para serem encaminhados aos serviços de referência. 


Informações: http://www.aen.pr.gov.br

Assessoria de Comunicação PMM

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.