Paraná propõe antecipar vacinação contra gripe e incluir menores de seis anos‏

Marcadores:


O objetivo é intensificar as ações preventivas para evitar surtos da doença

A Secretaria da Saúde do Paraná vai solicitar ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha de vacinação contra as influenzas no Estado e a inclusão de crianças menores de seis anos entre os grupos prioritários para receber a imunização. O objetivo é intensificar as ações preventivas para evitar surtos maiores da doença.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a proposta leva em conta a vulnerabilidade da região Sul em relação às síndromes respiratórias, o que requer uma atenção especial. Paz afirmou que o período de aplicação da vacina, em maio e junho, é impróprio para os estados do Sul. “Temos uma situação climática diferente e a partir de março as temperaturas começam a cair e os riscos aumentam”, disse ele.

As propostas foram encaminhadas ao ministério após o término do I Seminário Paranaense sobre Síndromes Respiratórias Agudas, que aconteceu em Curitiba nesta sexta e sábado (14 e 15). O evento discutiu as estratégias desenvolvidas pelo governo do Paraná no enfrentamento da gripe e outras doenças respiratórias.

“Vamos elaborar um relatório sobre a experiência paranaense, contendo uma série de propostas para serem levadas ao ministério” destaca o superintendente. Ele lembrou que desde 2011 o Paraná vem pedindo ao governo federal a ampliação do número de vacinas para atender a maior número de paranaenses

O vírus Influenza H1N1 já circula em todo Paraná desde 2009, e segundo registros, seu comportamento é diferente a cada ano. Em 2012, o vírus voltou a circular com mais frequência, porém com a prevenção pôde-se evitar que o número de casos e mortes fosse maior.

A estratégia do Paraná contra a gripe este ano abrangeu vacinação e medicamentos. A campanha de vacinação do Paraná atingiu a meta e imunizou quase dois milhões de pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O Paraná também foi o primeiro Estado a oferecer o medicamento Oseltamivir, antiviral indicado para o tratamento da gripe, a todos que apresentaram sintomas da doença. Segundo Clóvis Arns, presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia (SPI), que apoiou esta estratégia, o medicamento é bastante eficaz, principalmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.


Assessoria de Comunicação PMM

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.