Horário de Verão começa neste fim de semana‏

Marcadores:


A prática reduz a demanda em períodos críticos onde o consumo é bem maior

À zero hora deste domingo (21), começará em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, mais uma edição do horário brasileiro de verão.

Nestes locais os relógios serão adiantados em 60 minutos, deixando o domingo mais curto, com 23 horas de duração. A operação inversa, que marca o fim do horário de verão, será à zero hora do dia 17 de fevereiro do ano que vem igualmente um domingo. Ao recuar os ponteiros de volta para as 23 horas, o dia 16 de fevereiro (sábado) vai durar 25 horas.

Conforme estimativas preliminares da Copel com base no histórico de edições anteriores, o horário de verão permitirá uma redução da ordem de cinco por cento nos níveis máximos de demanda por energia elétrica durante o período crítico do dia – o chamado “horário de ponta”, que se dá entre 18h e 21 horas e, com o novo horário, acaba sendo deslocado para o período entre 19 e 22 horas.

Isso corresponde a dispensar a injeção de 215 megawattts de potência no sistema elétrico estadual durante as horas de maior consumo simultâneo. Tal valor equivale à demanda máxima da Região Metropolitana de Londrina ou, ainda, a duas vezes a demanda na ponta de todo o Litoral durante o verão.




Assessoria de Comunicação PMM

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
-Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
-Palavras ofensivas serão removidas.
-Não coloque links nos comentários para divulgar seu blog/site, basta utilizar o OpeniD na hora de enviar seu comentário e seu link ficará gravado.
-Os comentários não refletem à opinião do autor do Blog.